A Polícia Federal (PF) fez inspeção nesta quinta-feira (5) em um avião da Gol Linhas Aéreas que decolou do Rio de Janeiro com destino a Macapá, no Amapá. A corporação mais a Polícia Militar amapaense e paraense foram acionados após a tripulação da aeronave encontrar um artefato suspeito no bagageiro, durante conexão em Belém, no Pará.

Após a conclusão dos procedimentos, a PF comunicou que o objeto se tratava de uma bateria portátil conectada a “fios improvisados”. Apesar de descartado o risco, a corporação apreendeu o eletrônico e vai analisar o caso. O dono do dispositivo, que não foi identificado, pode ser responsabilizado.

Em nota enviada à Jovem Pan, a Gol Linhas Aéreas também informou que o objeto se tratava de uma bateria portátil. A companhia disse que adotou procedimentos de segurança após a identificação do objeto e acionou a PF. A empresa ainda declarou que os clientes do voo seguinte que seria operado na aeronave “estão recebendo toda a assistência necessária”.

À Jovem Pan, a concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pelos aeroportos internacionais de Belém e Macapá, disse que acionou “plano de contingência” em ambos lugares. Segundo a administradora, “não houve registro de impactos aos demais voos em nenhum dos aeroportos”.

Leia a íntegra da nota da Gol Linhas Aéreas

“A GOL Linhas Aéreas informa que, em cumprimento aos seus rígidos protocolos de segurança e em total cooperação com a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá (MCP), colabora com as autoridades competentes na inspeção de uma de suas aeronaves na tarde desta quinta-feira”.

“O procedimento foi iniciado após a identificação de um objeto suspeito (powerbank) na aeronave. A Polícia Federal foi prontamente acionada para realizar a apuração necessária no local e conta com total apoio da Companhia. Clientes que aguardavam a aeronave para o próximo voo estão recebendo toda a assistência necessária”.

“A GOL reforça que a Segurança é seu valor número 1 e que todas as medidas visam garantir o cumprimento dos protocolos exigidos para situações como esta”.

Leia a íntegra da nota da concessionária Norte da Amazônia Airports

“A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária dos Aeroportos Internacionais de Belém e Macapá, informa que o plano de contingência foi acionado em ambos os aeroportos na tarde desta quinta-feira, após um objeto suspeito ser identificado em uma aeronave da aviação comercial, com previsão de operar a rota entre os dois aeroportos”.

“A Polícia Federal foi acionada para as devidas providências, e a concessionária acompanhou, junto à companhia aérea e demais autoridades, todo o processo de inspeção nos dois aeroportos. Após a conclusão da inspeção em Macapá, a aeronave foi liberada, e não há registro de impactos aos demais voos em nenhum dos aeroportos geridos pela concessionária. A NOA reforça que seguiu todos os protocolos e normas de segurança aplicáveis à situação”.



source https://jovempan.com.br/noticias/brasil/pf-inspeciona-aviao-da-gol-apos-tripulacao-encontrar-objeto-suspeito.html