
A primeira semana do verão trouxe uma intensa onda de calor que afeta parte do país, colocando a capital paulista em alerta para possíveis quebras de recordes históricos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de São Paulo pode atingir a marca de 36°C nesta quinta-feira (25) de Natal. Caso a previsão se confirme, será a maior temperatura já registrada para o mês de dezembro na história da metrópole.
O atual recorde de calor do ano foi estabelecido em 6 de outubro, quando os termômetros marcaram 35,1°C. A elevação das temperaturas é causada pela persistência de uma massa de ar quente e úmida sobre a região Sudeste, garantindo dias ensolarados e temperaturas muito acima da média climatológica.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, o calor intenso será acompanhado por uma sensação de tempo abafado, inclusive durante as madrugadas. A umidade relativa do ar deve apresentar declínio, aproximando-se dos 35% nas horas mais quentes do dia.
Previsão para o feriado e fim de semana
Nesta quinta-feira (25), o sol brilha forte desde o amanhecer. A combinação entre o aquecimento diurno e a chegada da brisa marítima no fim do dia cria condições para pancadas de chuva rápidas e isoladas, típicas de verão, entre a tarde e a noite na Grande São Paulo.
O cenário permanece semelhante na sexta-feira (26), com sol pela manhã, aumento de nebulosidade e chuvas vespertinas, com máxima prevista de 32°C. Já no sábado (27), a instabilidade atmosférica aumenta. A previsão aponta sol entre muitas nuvens pela manhã e chuvas mais fortes durante a tarde, com os termômetros podendo chegar aos 33°C.
source https://jovempan.com.br/noticias/brasil/sao-paulo-pode-registrar-recorde-historico-de-calor-para-dezembro-neste-natal.html



0 Comentários