O gabarito preliminar da prova objetiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 será divulgado às 10h desta segunda-feira (6), informou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O documento estará disponível nos sites oficiais do CNU e da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora da seleção. O gabarito é considerado preliminar porque ainda não inclui a análise de recursos que os candidatos poderão apresentar. Entre terça (7) e quarta-feira (8), será aberto o prazo para contestação de questões polêmicas ou consideradas incorretas.

Na véspera da prova, houve alteração na numeração das salas de prova, divulgada explicitamente apenas no cartão de confirmação. A mudança gerou reclamações, mas o MGI explicou que foi necessária por questões de segurança. Dweck afirmou que três candidatos foram eliminados do CNU por fraude, com outros três casos em avaliação judicial. “Quem fizer a prova de forma honesta poderá entrar, não deixaremos que fraudadores tomem essas vagas”, declarou.

Regras para recursos:

  • Apenas um recurso por questão;
  • Não é possível editar o pedido após o envio;
  • Argumentos devem ser fundamentados, sem xingamentos;
  • Não é permitida qualquer identificação pessoal, sob risco de cancelamento;
  • Recursos fora do prazo ou enviados por email, fax ou correio não serão aceitos.

Após análise, a FGV pode manter, alterar ou anular a questão. Em caso de anulação, os pontos serão atribuídos a todos os candidatos daquela vaga, independentemente de terem recorrido.

Abstenção e participação

A segunda edição do CNU, realizada neste domingo (5), registrou 42,8% de abstenção. De um total de 761,5 mil inscritos, cerca de 443 mil candidatos compareceram às provas aplicadas em 228 cidades do país. O índice de faltantes é menor que o de 2024, quando 54% dos inscritos não participaram do exame.

O Amazonas teve a maior abstenção (51,2%) e o Distrito Federal, a menor (30,8%). Segundo Dweck, a aplicação da prova ocorreu de forma tranquila, apesar de uma unidade em Manaus ter enfrentado problemas de energia elétrica, que foram contornados com tempo adicional para os candidatos.

Próximas etapas

  • Notas da prova objetiva: 12 de novembro;
  • Segunda fase (prova discursiva): 7 de dezembro;
  • Primeira lista de classificados: 20 de fevereiro de 2026, incluindo vagas imediatas e cadastro de reserva;
  • Convocações subsequentes: até 16 de março, após confirmações de interesse.

Para a segunda fase, o edital prevê que cargos com até 25 vagas terão mínimo de nove aprovados por modalidade, incluindo ampla concorrência e cotas, desde que tenham atingido nota mínima. O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos públicos (3.144 de nível superior e 508 de nível intermediário). São 2.480 vagas imediatas e 1.172 para provimento em curto prazo. A maior remuneração é de R$ 16 mil, para carreiras de especialistas na ANP e na Ancine.

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA



source https://jovempan.com.br/noticias/economia/gabaritos-preliminares-do-cnu-serao-divulgados-nesta-segunda-feira.html